Dicas de fitness para você entrar em forma!

Invista nos circuitos

“Mover-se rapidamente de um exercício ao outro é ótimo para o sistema cardiovascular e também para tonificar o corpo por inteiro”, diz Chico Salgado, personal trainer de Fernanda Paes Leme. “Vá a um parque e faça três séries com 15 repetições de agachamento, abdominal, polichinelo, flexão de braço, afundo e saltos, sem descanso entre eles”, sugere Chico.

Verifique a postura

Ter consciência corporal é fundamental. Você não deve levantar mais peso do que aguenta. Procure o auxílio de um professor ao executar os movimentos. “Cuidado ao levantar carga, pois a má postura pode pressionar ossos e ligamentos e provocar lesões. Verifique a posição correta do corpo antes de fazer qualquer exercício”, afirma Marcio Lui.

Leve sua água

Durante a malhação, hidratar-se é muito importante para recompor os nutrientes do organismo. Nos treinos de baixa intensidade, como exercícios na academia, beber água é suficiente. Já nos de alta intensidade e longa duração, ingira bebidas isotônicas. Mas com moderação. “Elas não devem ser consumidas em excesso, pois o alto nível de sais minerais pode sobrecarregar as funções renais”, explica Marcio Lui.

Nunca deixe de malhar

Todo mundo sabe que ter disciplina é necessário para alcançar qualquer objetivo, mas e quando você não consegue ir à academia? “Troque elevadores por escadas”, diz Chico Salgado. Em casa, você pode substituir os aparelhos da academia por exercícios mais simples. “Faça abdominais, flexões e agachamentos com pesinhos”, completa. O importante é manter a rotina de treinos e não inventar desculpas para abandonar o projeto de boa forma.

Faça exercícios ao ar livre

“Praticar exercícios ao ar livre estimula a produção de endorfina e alivia o estresse”, diz Chico Salgado, que também é personal trainer da atriz Giovanna Ewbank. Além disso, você queima mais calorias quando corre contra o vento. “Outra dica que funciona é optar por esportes que tragam prazer durante a prática e ainda sejam benéficos ao seu corpo. O stand-up paddle, o futebol de praia e o surfe são bons exemplos”, diz.

Finja que ainda é uma criança

Correr é um pouco entediante? Volte a ser criança! “Durante os intervalos na corrida, pule corda por 20 segundos. Isso vai deixar o exercício mais divertido e dinâmico”, diz Marcio Lui. A combinação é superpoderosa e queima muitas calorias.

Salte na cama elástica

Quem tem problemas nos joelhos pode sentir dor ao pular corda com intensidade. Uma boa alternativa é saltar na minicama elástica. Os joelhos sofrem menos impacto, o que diminui a possibilidade de lesão, e as calorias queimadas são as mesmas. “Você nem perceberá o quanto está trabalhando”, afirma Marcio Lui.

Alongue sempre

É tentador escapar nos últimos segundos do treino e descartar o alongamento, mas isso pode causar problemas. Essa etapa é a responsável por manter os músculos flexíveis. A solução? Se você não pode alongar no pós-treino, faça estes exercícios ao longo do dia: movimente o pescoço, agache até tocar os pés e faça inclinações laterais com os braços esticados.

Mantenha-se na linha

Você está precisando de uma ajudinha para conquistar um corpo saudável? Os aplicativos para celulares e tablets podem ajudar. É uma maneira prática de documentar seu progresso e saber se você pode se render a um pedaço de bolo de chocolate.

Aperte o play!

Quando o assunto é entrar em forma, todo incentivo é bem-vindo e a música pode ser uma ótima aliada. Tente montar uma playlist com faixas que considere empolgantes. Músicas que tenham batidas marcadas e animadas, como o hip-hop e o house, geralmente são as melhores opções.

Tem que suar

“As pessoas não gostam de suar, mas isso é muito importante para o organismo. A transpiração serve para ajustar a temperatura corporal”, diz Marcio Lui. Use uma toalha se achar que está suando em excesso.

Não se esqueça dos lanchinhos

Alimente-se antes e depois de se exercitar para obter melhores resultados. No pré-treino, uma barrinha de cereais ou uma maçã ajudam a manter o pique. “Depois, é importante consumir carboidratos e proteínas, pois são eles que irão reparar os músculos e evitar o catabolismo – desgaste excessivo da musculatura, causado por má alimentação e excesso de atividade física”, afirma Marcio Lui, que também é personal da modelo Alessandra Ambrósio.

Share This Story

Nota, Notícias

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>